Vitória do Jari, 27 de abril de 2017

Barco de Cursos do SENAI Samaúma

23/10/2016

A partir desta Quarta-Feira (26) o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) abre inscrições para quase 400 vagas em 14 cursos de qualificação profissional realizados pelo Barco escola Samaúma. A ação, promovida em vitória do Jari, é resultado da parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), SENAI/AM, SESI, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Vitória do Jari.

Para participar dos cursos - que têm carga horária de até 160h - os interessados devem realizar a inscrição no próprio barco escola, ancorado na Orla da Praça Beira Rio. Os candidatos devem ser alfabetizados, ter idade mínima de 16 anos e apresentar cópia dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência. As aulas serão realizadas a partir do dia 1 de Novembro de 2016, nos horários matutino e vespertino.

Os cursos ofertados são: Eletricista Instalador Residencial, Instalador Hidráulico Residencial, Modista Costureiro do Vestuário, Pedreiro, Mecânico de Motocicleta, Operador de Microcomputador (Informática Básica), Mecânico de Motor a Diesel, Mecânico de Motor de Popa, Refrigeração Condicionador de Ar Janela e Split, Confeiteiro Industrial, Padeiro e Educação Alimentar – Cozinha Brasil.

O diretor de Operações do barco, Saulo Ramos, ressalta que a permanência do Samaúma em Vitória do Jari é de extrema importância para a população. “Desde outubro de 2013, ocasião em que o barco escola aportou em Laranjal do Jari, mais de 3 mil pessoas foram qualificadas para o mercado de trabalho”, diz. Na presença, o prefeito do município Dielson Souza, se fez presente na receptividade da equipe, junto com o vice-prefeito eleito José de Assunção, e ressaltou: 'Era um sonho nosso trazer esse barco do SENAI até aqui, e hoje estamos felizes, pois, teremos uma população com novos profissionais formados, pronto para o mercado de trabalho, diz ele.

Foto e texto: Assessoria de Imprensa do SENAI/ASCOM-GAB/PMVJ

Com a entrada em vigor da Lei Federal 12.527, de novembro de 2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação, os órgãos públicos municipais, estaduais e federais passaram a ter obrigatoriedade de garantir aos cidadãos o acesso à informação sobre todas as atividades realizadas e os dados orçamentários e financeiros da Administração Pública.

Com isso, o Governo de Vitória do Jari criou o Portal da Transparência, ferramenta para a divulgação das informações de interesse coletivo ou geral, independente de requerimentos, permitindo o acompanhamento das aplicações dos recursos públicos e contribuindo com a fiscalização e a participação popular.