Vitória do Jari, 27 de junho de 2017

História

Suas origens estão diretamente ligadas à história de desenvolvimento de Laranjal do Jari, particularmente aos acontecimentos referentes à instalação e funcionamento do Projeto Jari Florestal. A sede do município ainda hoje representa uma ampliação das estratégias de ocupação ribeirinha iniciada em Laranjal do Jari, ambas compartilhando dos mesmos benefícios e problemas refletidos pelas condições de vida palafítica de suas populações e pelos interesses conflitantes com o empreendimento que lhes promovem maior sustentação econômica.

Formação Administrativa
Elevado à categoria de município com a denominação de Vitória do Jarí, pela Lei Estadual n.º 171, de 08-09-1994, desmembrado do município de Laranjal do Jarí. Sede no atual distrito de Laranjal do Jarí (ex-povoado de Beiradinho). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997. Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

População estimada 2015 (1) 14.364
População 2010 12.428
Área da unidade territorial (km²) 2.508,979
Densidade demográfica (hab/km²) 5,01
Código do Município 1600808
Gentílico Vitorenses
Prefeito RAIMUNDO DE ALCIMAR NEY DE SOUZA

Fonte - IBGE
Governo do Estado do Amapá - http://www4.ap.gov.br

Com a entrada em vigor da Lei Federal 12.527, de novembro de 2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação, os órgãos públicos municipais, estaduais e federais passaram a ter obrigatoriedade de garantir aos cidadãos o acesso à informação sobre todas as atividades realizadas e os dados orçamentários e financeiros da Administração Pública.

Com isso, o Governo de Vitória do Jari criou o Portal da Transparência, ferramenta para a divulgação das informações de interesse coletivo ou geral, independente de requerimentos, permitindo o acompanhamento das aplicações dos recursos públicos e contribuindo com a fiscalização e a participação popular.

Cutir Facebook