Comunidades Quilombolas do Cajari em processo de certificação

13 de agosto de 2021

As comunidades quilombolas são grupos com identidade cultural própria e se formaram por meio de um processo histórico que começou nos tempos da escravidão no Brasil. Elas simbolizam a resistência a diferentes formas de denominação. Essas comunidades mantêm forte ligação com sua história e trajetória, preservando costumes e cultura trazidos por seus antepassados. As margens do Rio Cajari, 19 Comunidades estão em processo de certificação para se unir a comunidade Tapereira em Vitória do Jari já certificada para assim formar o território Quilombola do Cajari.

Essa certificação visa reconhecer origens, alargar direitos e ampliar o acesso a politicas públicas, permitindo que essas comunidades possam receber titulação de território, se habilitar ao Programa Nacional de Fortalecimento (PRONAF), participar dos programas Minha Casa, Minha Vida Rural e Brasil Quilombola.

A Secretaria Extraordinária de Politicas Afrodescendentes (SEAFRO), Governo do Estado, corpo de Bombeiros e Prefeitura Municipal de Vitória do Jari participam desse grande passo para garantir direitos as comunidades tradicionais. O prefeito Ary Duarte exaltou estar feliz em garantir esses direitos.

“As comunidades quilombolas são parte da historia e identidade do nosso município”, declarou o Prefeito.

Comunidades Quilombolas do Cajari em processo de certificação