Comunidades Quilombolas do Cajari em processo de certificação

  13 de agosto de 2021

As comunidades quilombolas são grupos com identidade cultural própria e se formaram por meio de um processo histórico que começou nos tempos da escravidão no Brasil. Elas simbolizam a resistência a diferentes formas de denominação. Essas comunidades mantêm forte ligação com sua história e trajetória, preservando costumes e cultura trazidos por seus antepassados. As margens do Rio Cajari, 19 Comunidades estão em processo de certificação para se unir a comunidade Tapereira em Vitória do Jari já certificada para assim formar o território Quilombola do Cajari.

Essa certificação visa reconhecer origens, alargar direitos e ampliar o acesso a politicas públicas, permitindo que essas comunidades possam receber titulação de território, se habilitar ao Programa Nacional de Fortalecimento (PRONAF), participar dos programas Minha Casa, Minha Vida Rural e Brasil Quilombola.

A Secretaria Extraordinária de Politicas Afrodescendentes (SEAFRO), Governo do Estado, corpo de Bombeiros e Prefeitura Municipal de Vitória do Jari participam desse grande passo para garantir direitos as comunidades tradicionais. O prefeito Ary Duarte exaltou estar feliz em garantir esses direitos.

“As comunidades quilombolas são parte da historia e identidade do nosso município”, declarou o Prefeito.

Confira mais fotos
Comunidades Quilombolas do Cajari em processo de certificação

SEMCOM/PMVJ, Atitude para governar e ouvir!



Leia também

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda à Sexta: 08:00h – 13:00h

Telefone (96) 99183-6631

E-mail semcom@vitoriadojari.ap.gov.br

Endereço Rua Pedro Ladislau, S/N
Comercial - CEP 68924-000
Vitória do Jari - AP

Ultima atualização 26 de abril de 2024