Aspectos Gerais

Vitória do Jari é um município no extremo sul do estado do Amapá. A população em 2010 segundo o IBGE era de 12.428 habitantes e a área é de 2.508,979 km² , o que resulta numa densidade demográfica de 5,01 hab/km². Seus limites são Mazagão ao norte, Laranjal do Jari a noroeste e Gurupá (PA) ao sul.

O acesso é por vias terrestre e fluvial. A principal base econômica do município é a agricultura, com escoamento de produção, além de comércio e serviços. Fazem parte deste cenário plantações de milho, banana, melancia, abóbora, arroz, mandioca, etc. Na pecuária, a criação de gados bovino e bubalino. 

As principais atividades produtivas são cooperativas voltadas ao extrativismo. A economia do município também gira em torno de uma fábrica de celulose, empresa sediada no vizinho Pará, que mantém em seu quadro centenas de empregados de Vitória.

Reforçam ainda a economia a extração do caulim, também por uma empresa no lado paraense, além da extração de castanha-do-pará por uma cooperativa. No setor terciário figuram pequenas mercearias, bares, boates e lanchonetes. Entretanto, a maior parte da renda na cidade é oriunda de salários dos funcionários públicos.

Turismo – No município é possível fazer passeios de catraias (pequenas embarcações) pelo Rio Cajari e, à noite, uma visão deslumbrante da fábrica da Jari, que fica do outro lado do rio. Na parte mais alta, existe um espaço que funciona como observatório. Além disto, são permitidas visitações à mina de extração do caulim.



NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 13h00

Telefone (96) 99117-3685

E-mail semcom@vitoriadojari.ap.gov.br

Endereço Rua Pedro Ladislau, S/N
Comercial - CEP 68924-000
Vitória do Jari - AP