Reunião de instalação de núcleo da Câmara Arbitral, a justiça privada, no município de Vitória do Jari

21 de julho de 2021

Na manhã desta quarta-feira 21 de julho o Prefeito Ary Duarte e Vice Prefeito Waldez Souza, reuniram com o Dr. Sisaque Gamaliel presidente das Câmaras Arbitrais do Estado do Amapá CAMCAP, Dra. Socorro da Câmara Arbitral da Justiça Privada presidente na filial de Laranjal do Jari, Dr Adirei Andrade Juiz Arbitral, Dra Nilde e Dra Francilene.

O objetivo da reunião foi a instalação de um núcleo da Câmara Arbitral. Sendo assim será instalado a justiça privada no município de Vitória do Jari. As câmaras de arbitragem são empresas e consideradas centros de justiça privada, ou seja, não são de caráter estatal. Esses locais operam com base na Lei de Arbitragem, Lei Federal nº 9.307/1996, e tem um regulamento de funcionamento que deve ser conhecido pelas partes para que não haja desconhecimento de procedimentos.

A arbitragem é uma solução na qual conflitos e disputas envolvendo patrimônios disponíveis podem ser resolvidos por meio de um árbitro em uma câmara de arbitragem. Assim, quando as partes estão de acordo com esse procedimento, é definido um árbitro de confiança das partes e tem início o processo. Uma vez que tem validade jurídica, a arbitragem é uma alternativa para desafogar o Judiciário e resolver conflitos com mais agilidade e discrição.