Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde realizou a "Oficina das Políticas dos Ciclos de Vida na Atenção Primária à Saúde"

30 de agosto de 2021

A Prefeitura Municipal de Vitória do Jari através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos dias 26 e 27 de agosto de 2021 a "Oficina das Políticas dos Ciclos de Vida na Atenção Primária à Saúde", bem como a implantação do "Programa Saber Saúde". Estratégias que objetivam fortalecer a APS no âmbito do cuidado integral à saúde frente as emergências de saúde pública que envolvem mais especificamente as pessoas idosas, gestantes, crianças menores de 7 anos de idade, povos e comunidades tradicionais.

Para realização deste momento, a SEMSA de Vitória do Jari recebeu a equipe técnica do Núcleo de Ações Programáticas e Estratégicas, segmento da Coordenadoria de Políticas de Atenção Saúde vinculado a Secretaria de Estado da Saúde (NAPE/CPAS/SESA). A equipe foi composta pela Gerente do Núcleo de Ações Programáticas e Estratégicas Dra. Maria Raimunda Nunes da Costa, Coordenador Estadual da Politica de Saúde do Homem Dr. Roosevelt da Silva Pureza, Coordenadora Estadual da Política de Saúde da Pessoa Idosa Dra. Raimunda Goreth de Assunção Espíndola Coordenadora Estadual da Política de Saúde da Mulher Dra. Sandra Elisa Pereira Souza e Coordenadora Estadual da Politica de Alimentação e Nutrição Dra. Maria Balbina Claudina Picanço. A programação contou com a presença do Prefeito Ary Duarte.

No âmbito das oficinas dos ciclos de vida a troca de saberes foi de extrema relevância, pois trouxe as estratégias para a organização do processo de trabalho com a qualificação do cuidado para o pré-natal, pré-natal do parceiro, enfrentamento a Sífilis e Sífilis Congênita, imunização, Saúde da pessoa idosa com foco para a linha de cuidado, primeira infância e a importância da utilização adequada da Caderneta da Criança, a importância da efetivação da intersetorialidade para o êxito das ações do Programa Saúde na Escola, potencialização das estratégias de fortalecimento ao aleitamento materno, alimentação saudável e complementar regionalizada, práticas corporais e atividades físicas, enfrentamento ao Sarampo e retomada segura das atividades laborais.

Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde realizou a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde realizou a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde realizou a